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No começo da gravidez, é normal ficar enjoada, com vontade de vomitar e fugindo de determinados cheiros e alimentos. Má notícia: acontece com 70% das mulheres. Boa notícia: passa, lá pelo terceiro mês.

Difícil escapar dessa sensação tão desconfortável que traz, ainda, tontura e excesso de saliva. As alterações hormonais, próprias da fase, diminuem o ritmo da digestão e relaxam a válvula que separa o esôfago do estômago, aumentando o refluxo. Além disso, a ansiedade, os medos e o stress também contribuem para o aparecimento dos enjôos. Mas você pode atenuar os sintomas. Veja como:

Deixe, sempre, três biscoitos de água e sal na mesinha de cabeceira. Para comer, logo ao acordar, sem ingerir água ou qualquer outro líquido. Ajuda no controle do excesso de saliva. Em seguida, tome um suco bem gelado – abacaxi, laranja, limão – ou uma água de coco.

Está deitada, dormindo ou apenas descansando? Não se levante bruscamente.

Passas e biscoitos de trigo integral ajudam na recuperação do nível de glicose.

Não fique com o estômago muito cheio ou muito vazio.

Faça, pelo menos, seis pequenas refeições ao longo do dia. Evita a distensão do estômago e o agravamento do enjôo.

Diminua a quantidade de doces e massas, principalmente à noite.

O excesso de açúcar e farinha de trigo aumenta a fermentação no aparelho digestivo, podendo provocar mal-estar.

Caminhe ou permaneça em movimento por algum tempo logo após as refeições. Ajuda a digestão e segura a vontade de vomitar.

Na hora do lanche, troque os doces por abacaxi, gelatina ou sorvete de frutas. Além de mais saudável, fermenta menos.

Tome chá de gengibre e chupe balas de hortelã ou de própolis. Diminuem o enjôo.

Fuja dos temperos fortes (alho, cebola, pimenta, etc). Podem provocar enjôo.

Diga não às frituras, ao creme de leite e à manteiga. A digestão fica mais difícil.

Faça exercícios com a orientação de um profissional especializado. Melhora o metabolismo, desenvolve a resistência muscular e a flexibilidade, o que, indiretamente, ajuda a diminuir o enjôo.

Depois de vomitar, controle a dieta. Prefira líquidos, frutas (pêra e maçã, por exemplo) e carboidratos (batata, arroz, pão).

Descasque – sempre – as frutas. A digestão da grávida é mais lenta e as cascas, mais difíceis de serem processadas pelo organismo.

Alimentos gelados ajudam.

Chupar gelo dá um grande alívio. Mas, para dar um gostinho e ficar, ainda, nutritivo experimente colocar sucos de frutas na forminha.

Evite se estressar, principalmente durante as refeições. Dificulta a digestão.

Antiácidos, só se o obstetra receitar. Muitas vezes, o mal-estar é causado, exatamente, pela queda na produção de ácidos gástricos.

A última refeição do dia deve ser leve. Sem acompanhamento de água ou qualquer outro líquido. Um prato perfeito: arroz com legumes.

Autora: Maria Amélia de Oliveira

Consultor: Dr. Décio Alves, ginecologista e obstetra