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A Zazou tem uma grande preocupação com o bem estar, qualidade de vida e saúde de nossas clientes grávidas que vão além da moda gestante, e por isto mesmo gostaria de compartilhar com vocês algumas informações abaixo sobre a atividade física para gestantes através de dicas de uma especialista no assunto:

"Engravidar.

Esse é um acontecimento que traz várias mudanças na vida de um casal. Para a mulher, os primeiros sinais dessa nova fase aparecem em seu corpo como um sono incontrolável, talvez enjôos repentinos e então aquela barriguinha que desponta da noite para o dia. É comum a mulher se interessar pela atividade física como uma forma de se cuidar e ainda vivenciar novas sensações nessa fase de tamanha efervescência corporal. E então bate a dúvida: o que posso ou não fazer, quais são as atividades indicadas, o que pode prejudicar meu bebê?

A atividade física na gestação é comprovadamente um recurso importante para a manutenção do bem estar e da disposição física, no entanto, existem alguns critérios importantes. Deve ser uma atividade considerada de baixo risco como caminhada leve, natação, sessões de alongamento, yoga para gestantes, hidroginástica para gestantes. Se você já se exercitava antes da gravidez não há problema em continuar sua rotina porém em um ritmo mais leve, se você for sedentária é aconselhável aguardar o término do 3° mês (12ª semana) para iniciar de forma gradual sua rotina de exercícios. De qualquer maneira, lembre-se sempre de consultar seu obstetra sobre a possibilidade de fazer exercícios e um profissional de educação física especializado para uma orientação adequada.

De maneira geral, existem algumas boas dicas para a mulher que pretende se exercitar mas não tem possibilidade de participar de algum programa específico. Nesse caso, caminhada é mais indicado.

Se você optar por um programa de caminhada e for realiza-lo sem orientação de um professor, atente para as seguintes recomendações: procure sempre se manter durante o exercício numa intensidade de leve a moderada, ou seja, de maneira que você possa manter uma conversa sem se sentir ofegante, por exemplo. Use roupas leves e calçados adequados como tênis pois a gestante é suscetível à entorses e problemas articulares, por isso muita atenção também ao alongamento pré e pós atividade. Mantenha sempre uma garrafa de água por perto para que você possa se hidratar sempre que sentir necessidade. Caminhe pela manhã cedo ou no final da tarde, horários em que o sol é mais brando mas ainda assim use filtro solar para evitar aparecimento de manchas, muito comum na gravidez. De maneira geral, é indicado caminhar de duas a três vezes por semana durante aproximadamente trinta minutos.

Existem também algumas sensações que sinalizam a hora de interromper a atividade e consultar seu obstetra como dor no baixo ventre, sangramento vaginal ou líquido escorrendo, forte dor de cabeça repentina ou tontura, contração uterina, náusea e ânsia de vômito, visão borrada ou manchas na frente de seus olhos, palpitação ou falta de ar.

Desde que bem executado, o exercício traz inúmeros benefícios. Pesquisas comprovam que a atividade física auxilia na manutenção do peso e portanto, na prevenção de doenças associadas ao sobrepeso como diabetes e hipertensão arterial, diminui complicações obstétricas, o risco de parto prematuro, a fase ativa do parto, ou seja, a mulher fica mais forte para ajudar seu bebê a nascer e diminui também a incidência de cesárea, além de melhorar a capacidade física para o parto e para cuidar do recém nascido.

O exercício além de propiciar benefícios físicos, pode ser também mais um momento de muito prazer em que a mulher percebe as transformações trazidas pela gravidez, vivencia as mínimas sensações de seu corpo e do seu bebê e assim se prepara para a maternidade. Portanto, consulte seu médico e aproveite!"

Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas com a especialista:

Patrícia Cordeiro Vicente
Formada em Educação Física pela Universidade de São Paulo
Especializada em gestantes e puérperas
Projeto de Mestrado de Hospital das Clínicas da FMUSP em atividade física para gestantes
Coordenadora do Programa Gestantes da Escola Mori de Natação- SP