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A possibilidade do aumento de fertilidade desperta interesse e muita curiosidade, principalmente em quem deseja engravidar.

Muitos dizem que a alimentação tem a ver como isso e pode, ou não, influir no assunto.

A nutricionista funcional, Daniela jobst, acredita que muitos alimentos podem sim beneficiar quem está na fase e, além disso, faz um alerta sobre os alimentos que também podem prejudicar que deseja engravidar nos próximos meses.

Ácido Fólico

Segundo Daniela, o ácido fólico (vitamina do complexo B)é muito importante para as mulheres que desejam ser mães. O suplemento é essencial para prevenir malformações no feto, principalmente nas primeiras semanas de gravidez. O ideal é iniciar o consumo reforçado da substância três meses antes de engravidar e mantê-lo até o terceiro mês de gestação.

Os candidatos a papai estão dispensados da ingestão do ácido, mas devem incluir na dieta as fontes naturais da vitamina, como brócolis e espinafre. Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que os homens com baixo nível desse nutriente no organismo possuem menos espermatozóides.

Vegetarianos

Já as futuras mamães e papais vegetarianos devem procurar um médico ou nutricionista para avaliar bem a situação. Pode haver a necessidade de compensar a carência de alguns nutrientes. Mulheres vegetarianas, por exemplo, costumam apresentar deficiência de zinco. Esse mineral é importante para a função reprodutiva e pode ser encontrado em ostras, carne vermelha, fígado de galinha e feijão.

Vitamina A

A deficiência desse nutriente, presente em alimentos como leite, ovos e fígado, pode diminuir a produção e a resistência dos espermatozóides, o que tem efeito direto nas chances de engravidar. Por outro lado, seu consumo precisa ser equilibrado, já que as doses elevadas podem ser tóxicas para o organismo.

Gorduras

Gordura de mais ou de menos abalam a saúde cardiovascular, o equilíbrio hormonal e a estrutura anatômica. A obesidade, por exemplo, altera os níveis de insulina liberados pelo pâncreas na mulher, o que desencadeia uma superprodução de hormônios masculinos pelos ovários e, por sua vez, a interrupção da liberação de óvulos.

"A alimentação inadequada nunca fará bem, portanto, cuidados com a nutrição não devem ser preocupação só no momento em que se deseja ter um filho, mas durante toda a vida", afirma Daniela Jobst, nutricionista funcional, que ainda deixa uma dica: "ovo de codorna, amendoim e outros conhecidos popularmente como alimentos afrodisíacos não aumentam a fertilidade, mas podem ajudar na libido, então uma salada com estes ingredientes pode não ser nada mal!".